Por muito tempo não prestei muita atenção na cor de uma bola de futebol, mas um dia comecei a pensar por que a maioria das bolas de futebol que você vê são de duas cores: preta e branca.
Na cultura popular, uma bola de futebol é sempre retratada em preto e branco e se você pedisse à maioria das pessoas para desenhar uma bola de futebol, provavelmente a desenhariam em preto e branco.
Então, resolvi descobrir por que uma bola de futebol é preta e branca e compartilhar com vocês o que descobri.
A razão pela qual as bolas de futebol são pretas e brancas é para torná-las mais fáceis de ver na tela de televisão em preto e branco. O contraste entre o preto e o branco torna mais fácil para quem assiste acompanhar a trajetória da bola enquanto ela se move pelo campo de futebol.
Já posso ouvir vocês se perguntando por que uma bola de futebol seria projetada para uma tela de TV em preto e branco, e suponho que a maioria de vocês nem conhece mais ninguém que possua uma TV em preto e branco.
Mas é preciso lembrar que o futebol já existe há muito tempo. E estava sendo exibido na TV antes que a maioria das pessoas tivesse uma TV em cores.

A razão da primeira bola de futebol preta e branca
O primeiro jogo de futebol completo a ser transmitido ao vivo pela TV em qualquer lugar do mundo foi a final da FA Cup entre Preston North End e Huddersfield, em 30 de abril de 1938, na Inglaterra.
Porém, naquela época havia tão poucas TVs no país e acredita-se que provavelmente mais pessoas assistiam ao jogo ao vivo no estádio do que pela TV.
Nessa época e até meados da década de 1970, os aparelhos de TV em preto e branco eram mais populares do que os aparelhos de TV em cores, pois os aparelhos em cores ainda eram muito caros para a maioria das pessoas.
Isso significava que a maioria das pessoas assistia aos jogos de futebol em uma tela preta e branca.
Um problema significativo com isso é que, em uma tela preta e branca, a bola era notoriamente difícil de acompanhar.
As primeiras bolas de futebol utilizadas eram muitas vezes feitas de couro marrom. Eles eram pesados, duros e de cor única e uniforme.
Embora quando você estava em um jogo de futebol não fosse muito difícil rastrear para onde a bola estava indo, em uma tela de TV em preto e branco granulada, muitas vezes embaçada, seguir o movimento da bola era outro desafio totalmente diferente.
Dê uma olhada nesta filmagem de um jogo de futebol da década de 1950. Observe como a bola se mistura ao fundo e quando ela se move em alta velocidade é difícil acompanhá-la.

Introdução da bola de futebol Telstar
Nessa época, assistir futebol na TV estava se tornando mais popular e foi decidido que algo precisava mudar para permitir que as pessoas pudessem acompanhar a bola com mais facilidade.
Em 1970 e em todas as Copas do Mundo FIFA desde então, a Adidas foi responsável pela criação da bola oficial do torneio.
Para a Copa do Mundo de 1970, a Adidas criou a agora icônica bola de futebol Telstar.
A bola de futebol Adidas Telstar foi projetada especificamente para ser mais fácil de ver e acompanhar em uma tela de TV em preto e branco, já que a maioria das pessoas que assistem estaria assistindo em preto e branco.
O contraste entre as duas cores tornou muito mais fácil para o olho humano captá-la e muito mais difícil perdê-la de vista.
As cores opostas até ajudaram o espectador a reconhecer a direção em que a bola estava girando.
A introdução e o uso da bola Telstar foram revolucionários para o futebol.
Até então, havia apenas um desenho de bola de futebol. Foi o assunto do torneio e o desenho da bola ficou gravado na mente de milhões de pessoas.
O fato de uma bola de futebol agora ser preta e branca tornou-se realidade para todos que assistiam.
Esta suposição ainda está presente na mente de muitas pessoas hoje e a crença de que uma bola de futebol deveria ser preta e branca ainda prevalece na cultura popular por causa da Copa do Mundo FIFA de 1970.

O desenho da bola de futebol preta e branca
Para explorar um pouco mais os detalhes da bola de futebol preta e branca, deixe-me repassar alguns fatos sobre como a bola foi projetada, pois você pode se surpreender com sua composição.
As bolas de futebol originais em preto e branco eram feitas de uma série de couro, hexágonos costurados à mão e pentágonos onde cada pentágono era cercado por uma série de hexágonos. Os pentágonos foram todos pintados de preto e os hexágonos foram todos pintados de branco. [fonte]
No total eram 32 painéis em uma bola de futebol preta e branca composta por 12 pentágonos pretos e 20 hexágonos brancos. [fonte]
A razão pela qual uma bola de futebol era composta de hexágonos e pentágonos era que essa combinação específica de formas criava o formato ideal para uma bola de futebol conhecida como poliedro esférico ou icosaedro truncado.
Há uma variedade de afirmações sobre quem criou esse design.
Alguns lugares afirmam que foi Richard Buckminster Fuller quem primeiro inventou este desenho para a bola, alguns dizem que foi Eigil Nielson, e outras pessoas afirmam que o desenho remonta ao antigo matemático e físico grego Arquimedes.
Talvez tenha sido uma dessas pessoas, ou talvez tenha sido uma combinação desses designs.
Quem quer que tenha sido, o culminar de todas essas ideias reunidas pela Adidas na bola Telstar da Copa do Mundo da FIFA de 1970 foi o que a trouxe à consciência internacional e consolidou o fato, na mente de milhões de pessoas, de que a bola de futebol preta e branca é como uma bola de futebol. deveria olhar.
O design das bolas de futebol modernas
bola de futebol moderna
É claro que, desde então, o design das bolas de futebol evoluiu e mudou várias vezes.
Agora você verá bolas com múltiplas cores e padrões, pois o objetivo de tornar possível ver a bola de futebol em uma tela preto e branco não desempenha nem um pequeno papel no pensamento de quem projeta uma bola de futebol hoje em dia.
Mas por alguma razão, a ideia de que uma bola de futebol é composta de manchas pretas e brancas cobrindo a superfície ainda permanece até hoje e é o que muitas pessoas esperam.
Leave a Reply