O passe no futebol é uma das técnicas mais fundamentais que cada jogador utiliza. Compreender como passar a bola de forma eficaz pode preparar você e sua equipe para o sucesso. Ao longo dos anos, pratiquei essa técnica por mais horas do que posso contar e quero compartilhar o que sei com você.
Para passar uma bola de futebol com eficácia, você precisa apontar o pé em direção ao alvo enquanto chuta a bola com a parte interna do pé. Em seguida, certifique-se de seguir em frente com o pé que bate na bola após fazer o contato com a bola.
A coisa mais importante a aprender sobre o passe de bola são as técnicas básicas de passe e como executá-las corretamente.
Passar é mais do que apenas acertar a bola. É sobre como você posiciona a perna de apoio e mantém o equilíbrio do corpo.
Neste guia, explicarei cada fator crítico ao qual todo jogador de futebol deve prestar atenção.
Também mostrarei todos os principais tipos de passes usados durante um jogo e explicarei como você pode executar cada um deles com precisão e eficácia.

Melhor técnica para passar uma bola de futebol
O futebol é um esporte coletivo e, para vencer jogos, você precisa trabalhar junto com seus companheiros. Para trabalhar em equipe com sucesso, é essencial fazer passes precisos de um jogador para outro.
O futebol progrediu como jogo com uma velocidade incrível nas últimas décadas. Hoje é um esporte dinâmico dominado principalmente por equipes que conseguem controlar a bola e manter a posse.
Marcar um gol em uma partida de futebol geralmente é o resultado da cooperação entre vários jogadores de um time.
Estudos mostram que as equipes mais bem-sucedidas têm entre 88% e 90% de passes bem-sucedidos durante os jogos. Esta estatística indica claramente o quão importante é este aspecto do jogo.
Então, vamos seguir as etapas necessárias para passar uma bola de futebol.
1. Aponte o pé em direção ao alvo pretendido
Muitos iniciantes acreditam que o pé que chuta é tudo o que importa ao passar a bola, mas você precisa prestar atenção especial ao pé que está em pé.
Para ser mais preciso, preste atenção na direção que está apontando.
Ajuda se você sempre apontar o pé em direção ao alvo. Isso aumentará a precisão do seu passe, pois o pé de chute seguirá naturalmente a direção.
Jogador de futebol apontando o pé em direção ao alvo pretendido
Jogador de futebol apontando o pé em direção ao alvo pretendido
A verdade é que um pé mal posicionado exigirá um esforço adicional do resto do corpo para enviar a bola ao alvo.
Além disso, não coloque o pé muito longe da bola. Em vez disso, você deve colocá-lo próximo à bola ao fazer o passe.

2. Dobre o joelho da perna de apoio
Você também precisa se concentrar no joelho da perna de apoio.
Dobrar ligeiramente a perna de apoio antes de passar permitirá que você tenha um melhor equilíbrio corporal. Isso influenciará diretamente na precisão do seu passe.
Jogador de futebol dobra o joelho ao passar a bola
Jogador de futebol dobra o joelho ao passar a bola
Ao posicionar o pé para fazer um passe, concentre-se em garantir que a perna de apoio esteja ligeiramente flexionada em vez de reta. Isso ajuda seu corpo a se ajustar ao movimento da bola e ao pé de chute.
3. Passe com a parte interna do pé
Em seguida vem a parte onde você faz contato com a bola.
Na maioria das vezes, você desejará chutar a bola com a parte interna do pé. Essa é a parte curva na parte interna do pé.
jogador de futebol passando uma bola com a parte interna do pé
jogador de futebol passando a bola com a parte interna do pé
Fazer contato com a bola aqui proporciona maior controle e precisão para o passe.
No entanto, diferentes técnicas de passe requerem o uso de outras áreas do pé.
Concentre-se em praticar passes também com a parte externa e com os cadarços do pé, para que você possa usar várias técnicas de passe durante o jogo. Dessa forma, você não limitará sua habilidade de passe.
Em 99 por cento das situações de jogo, você usará as três partes do pé mencionadas, então concentre-se em melhorá-las. Mas faça com que a prática dos passes com a parte interna do pé seja a prioridade.
4. Acompanhamento com o pé de chute
Depois de fazer contato com a bola, deixe o pé de chute seguir na direção da bola.
O acompanhamento permitirá que você aplique mais força ao seu passe e mantenha melhor controle sobre ele.
Jogador de futebol seguindo após passe
Jogador de futebol seguindo com o pé após passe
Agir curto com o balanço do pé de chute após o passe pode diminuir o contato com a bola.
Realizar o acompanhamento proporciona uma melhor conexão e mais controle sobre a bola, o que proporciona mais potência e precisão.

5. Mantenha a cabeça erguida ao passar
Os maiores mestres do futebol sempre foram aqueles que tinham uma ótima visão do campo de jogo. Infelizmente, este é um dos erros mais comuns de todos os iniciantes no futebol ao aprender a passar.
Manter a cabeça erguida permitirá que você avalie adequadamente a posição de seu companheiro de equipe e faça ajustes de último segundo em seu passe.
Jogador de futebol mantendo a cabeça erguida antes de passar a bola
Jogador de futebol mantendo a cabeça erguida antes do passe
Conhecer a técnica de passe adequada é inútil se você não tiver certeza para onde enviar a bola – manter a cabeça baixa limita a visão geral do campo de jogo e a posição do jogador, o que terá um impacto negativo na sua precisão de passe.
Uma visão clara da situação em campo é essencial para realizar passes precisos e na hora certa.
6. Use os dois pés para passar a bola
Dominar a habilidade de passe requer praticar ambos os pés e não limitar suas opções de passe apenas com o pé dominante.
É melhor se acostumar desde o início, para que você desenvolva os dois pés igualmente, o que lhe permitirá ter um melhor controle da bola durante o jogo.
Ser capaz de passar a bola com os dois pés faz de você um jogador mais perigoso em campo e é um atributo que todos os treinadores adoram.
Leave a Reply